Notícias

Dia 13 de abril é o Dia do Beijo

No dia 13 de abril, celebramos o Dia do Beijo. O beijo é um dos mais íntimos e envolventes gesto de carinho, amor e intimidade do relacionamento. Um gesto de carinho e reconhcimento muito antigo que percorreu a história da humanidade evoluindo para os formatos que conhecemos nos dias de hoje. Que tal conhecer algumas curiosidades sobre o protagoniosta do Dia?

Os mais antigos relatos sobre o beijo são de 2500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Na antiga Mesopotânia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Já na Antiguidade era comum para gregos e os romanos o beijo entre guerreiros no retorno dos combates como uma  prova de reconhecimento de sua bravura. E foram os romanos que difundiram a prática com os imperadores que permitiam que os nobres beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos, já os súditos podiam beijar apenas os pés. Existiam três tipos de beijos nessa época: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos e o suavium, ou beijo dos amantes.

A tradição na Escócia era o beijo do padre nos lábios da noiva ao final da celebração, acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção, durante a festa, a noiva tinha que beijar todos os convidados homens na boca em troca de dinheiro. Já na Rússia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar.

No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher sem nenhuma restrição ou julgamento, porém na Itália se um homem beijasse uma mulher em público, era obrigado a casar-se com ela imediatamente.

Em homenagem ao dia desse gesto tão gostoso, esse post reuniu alguns dos beijos marcantes de alguns famosos no altar que nos inspiram todos os dias.

Feliz Dia do Beijo a todos e aproveitem muito a ocasião!

beijo

beijo

beijo

beijo

beijo

* Imagens de divulgação.