BMQ Casa Nova

Loft Refúgio projetado pela arquiteta Consuelo Jorge



O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019, marca sua 14ª participação na maior mostra de arquitetura e decoração das Américas. Um espaço interativo, aconchegante, para refletir, se reconectar e renovar as energias, de forma a representar o desejo do homem moderno. Um projeto único, onde o conforto e a natureza se encontram, e o bem-estar alinha-se ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço elegante e acolhedor.

Os 101m² oferecem uma atmosfera sofisticada e calorosa, dentro da praticidade de seus ambientes integrados. Inspirada pelo tema do ano, “Planeta Casa”, Consuelo buscou resgatar a natureza em um refúgio urbano. Através de referências em materiais naturais, como a madeira de bambu e a pedra, uma releitura foi criada para transmitir essa sensação de naturalidade mantendo a elegância e aprimorando, por meio da tecnologia, revestimentos atemporais. A partir daí, criou-se um espaço contemporâneo, com formas envolventes e puras, que se contrapõem ao ritmo acelerado da cidade e reforçam a sensação de proximidade com a natureza.

A escolha dos revestimentos orientou-se por tons quentes e terrosos, em contraste com o cinza claro como pano de fundo neutro. A arquitetura do ambiente foi totalmente planejada para proporcionar ao ocupante a sensação de acolhimento, especialmente através do forro inclinado de madeira de bambu, que além de aquecer o ambiente provoca uma percepção estética diferenciada. O papel de parede que remete ao concreto, bem como os tapetes em fibras naturais, pedras nacionais, tecidos em linho, vasos em porcelana e argila, dialogam harmonicamente entre si e com a arquitetura, criando assim, um espaço intimista que serve de amparo e de proteção, um refúgio para homem urbano se sentir em contato com a natureza.

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Seguindo o conceito do espaço, logo na entrada do living foi colocado um grande painel luminoso da DressALL, que dá equilíbrio e emoldura o sofá. Além disso, conta com um projeto completamente automatizado, com controles de lâmpadas dimerizáveis, executado em LED, cortinas e persianas motorizadas e caixas de som integradas. Todo o projeto luminotécnico foi desenvolvido por Elaine Pires, da Allure Iluminação, resultando em um ambiente sofisticado e harmônico. Na busca de um ambiente aconchegante foi utilizada uma iluminação para destacar o teto inclinado e valorizar a cenografia com peças de design conceituadas.

Os visitantes são recebidos pela extraordinária obra de arte do fotógrafo Leopoldo Plentz, intitulada Exceção à Regra, que representa o contraponto do ambiente decorado. Na ambientação, os destaques são o sofá Fatto, produzido especialmente para Consuelo Jorge pelo FK Grupo, dono da marca. F.Way, empresa que assina a cadeira Appia (design por Christoph Jenni), e evidencia a sofisticação à primeira vista. Compondo o loft com charme e valorizando o verde no espaço, estão os vasos da VASAP, com folhagens que agregam vida, além de trazer um ar mais puro ao ambiente.

Mais adiante, o acolhimento fica por conta da lareira, com gás natural da Comgás, que abraça e reforça a elegância do espaço em parceria com a mesa de centro, ornamentada pelos vasos Pião de cerâmica da Konsepta. Na escada, foi criada, pela Consuelo Jorge, uma instalação de arte a partir de mais de cem objetos sólidos de porcelana líquida, de Heloísa Galvão.

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Chegando à cozinha, integrada à sala de jantar, temos o armário planejado da Kitchens, que trabalha a bancada de maneira uniforme, utilizando o revestimento Neolith como acabamento em suas portas, propiciando sofisticação e tecnologia, além de ter um sistema funcional de gavetas internas para maior armazenamento. Acima, a bancada recebe o sistema StoneCooking, da Acabaflex, de queimadores diretamente integrados. A mesa de jantar da MisuraEmme, aliada ao lustre da italiana Hangar Design Group, mostra o poder de transformação do ambiente em um lugar mais luxuoso. Em frente à mesa, preso ao painel de madeira de bambu, conferimos outra bela fotografia de Leopoldo Plentz.

A parede da cozinha, rebatida na suíte, é revestida de mármore do piso ao início do forro inclinado, seguida por um espelho na parte superior, que reflete a inclinação e sua iluminação, proporcionando profundidade ao ambiente e destacando a arquitetura do espaço. A cama em tablado, no centro, representa o refúgio, graças ao dossel com tecido, que traz maior acolhimento. Ao lado da cama, a mesa com pé de latão escovado e tampo em quartzito Emerald Green é composta com o suntuoso lustre de vidro da Flos. O armário, também da Kitchens, em estrutura de alumínio e vidro, possui cabideiro iluminado, que destaca as roupas da marca Anna Vic, além da obra de Mario Cravo Neto.

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Os grandes destaques do projeto e principais recursos tecnológicos apresentados ficam por conta da EDM Brasil, cujos lançamentos podem ser vistos nas paredes laterais da cozinha e banheiro, revestidas por chapas de quartzito Mykonos canelado, em repetidas semicircunferências, que apresentam uma sequência visual entre ambos os espaços, tornando os ambientes únicos e ininterruptos. A banheira de mármore, pré-lançada na mostra, é desenvolvida exclusivamente para o Cidade Matarazzo, primeiro hotel seis estrelas, da rede Rosewood Hotels & Resorts na América do Sul, que será lançado em parceria com o Groupe Allard.

Ainda no banho, apoiada no piso, a obra “Gypsy Woman”, do artista e fotógrafo Valdir Cruz, valoriza ainda mais o espaço, ao lado das peças assinadas por Consuelo Jorge para a Metalworks, que lança a linha Wave. A novidade é composta por banco, espelho, prateleiras metálicas e toalheiro térmico com design arrojado inspirado em linhas orgânicas e fluidas, feitas em Corian.

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Loft Refúgio

Sobre a Consuelo Jorge Arquitetos

 Com mais de 30 anos de trajetória, a arquiteta Consuelo Jorge comanda um time multidisciplinar de arquitetos, orçamentistas e gestores, que juntos assinam projetos de arquitetura e interiores residenciais, corporativos e hoteleiros, com um olhar único focado em soluções práticas e funcionais.

São mais de 500 projetos executados nas principais capitais brasileiras, além de Nova York e Washington. Referência em arquitetura consciente, Consuelo é reconhecida por trabalhos voltados à sustentabilidade, com utilização de tecnologia adequada, reaproveitamento de recursos naturais e preservação ambiental.

Pautada por uma visão de arquitetura contemporânea e integração dos espaços, que são a tônica para o desenvolvimento dos seus trabalhos, desenvolve projetos únicos e com soluções personalizadas para atender às necessidades de cada cliente, moldado para cada estilo de vida.

Consuelo Jorge Arquitetos

Rua Gomes de Carvalho, 1069, cj. 63, Vila Olímpia | São Paulo | SP
Tel.: (11) 3848-0005
Instagram: @consuelojorge
Facebook/consuelojorgearquitetos
www.consuelojorge.com.br



Write a comment