João Daniel Arquitetura
BMQ Casa Nova

Projeto de arquitetura assinado pelo Escritório João Daniel Arquitetura

O arquiteto João Daniel realizou um projeto de arquitetura para uma casa de 365m² localizada na Orla do Rio Doce, em governador Valadares, Minas Gerais. Construída para um casal com três filhos, uma menina de 10 anos, uma de quatro e um bebê de seis meses. Trata-se de uma família muito unida, que gosta de reunir amigos em casa para desfrutar momentos de lazer. São colecionadores de souvenirs, gostam de poesia e valorizam cada momento juntos.

O arquiteto foi responsável pela construção e por todos os detalhes do projeto, desde o detalhamento arquitetônico, até marcenaria e decoração final. Como a casa fica em uma ilha, a preocupação com possíveis alagamentos, devido ao aumento de volume da água no Rio Doce, em decorrência das chuvas, foi o foco inicial da obra. A ideia então foi levantar um pavimento inteiro em 2.70m acima do nível da rua, resultando em uma vista deslumbrante para o calçadão da Orla e altura das copas das árvores. O imóvel também possui toda a parte íntima e social voltada para o sol da manhã.

Os clientes queriam uma casa bem rústica e com muita pedra, então o arquiteto optou por utilizar pedras regionais, como a Calcita Mel Dourada Rolada e 80% de acabamento em madeira de peroba natural do campo. Também foram utilizadas muitas peças de garimpo e móveis com um estilo mais vintage, como uma penteadeira, mesa e cadeira, que vieram de suas famílias.

A inspiração e concepção do projeto partiu de tudo que tivesse relação com alguma história afetiva, cada acabamento, mobiliário, adorno, foi especialmente adquirido e acompanhado de perto pelos clientes, que participaram ativamente na criação de algumas peças em madeira. Foi elaborada uma base neutra, mais rústica, para receber as peças que o cliente já possuía, algumas de herança de família e outras exclusivas trazidas das cidades de Tiradentes, Ouro Preto e viagens internacionais. 

João Daniel

João Daniel

João Daniel

João Daniel

João Daniel

João Daniel

João Daniel

João Daniel

Arquitetura

Arquitetura

Arquitetura

Arquitetura

Arquitetura

Arquitetura

Arquitetura

João Daniel

João Daniel

Arquitetura

João Daniel

João Daniel

Fornecedores:

Mobiliário: Laju Interiores, Sofá/Poltrona: Natuzzi, Estantes: Lider, Paisagismo: Sandra Henriques Paisagismo, Mesa e centro de mesa: Laju Inetriores, Cadeiras: Sier, Espelho: Laju Interiores, Pendente: Executado pelo próprio cliente, Revestimento do piso e parede: Carpinteiro local, Roupa de cama: Damiani Home, Mesa de cabeceira: Acervo do cliente, Tapete: Damiani Home, Penteadeira: Acervo da cliente, Revestimento da parede da penteadeira: Cimento queimado e Pedra Mel, Cavalete e cesto: Sandra Henriques Paisagismo, Cadeira azul: acervo pessoal, Mesinha lateral: Villa Gabi (Loja do proprietário), Cabeceira: Laju Interiores, Roupa de cama: Damiani Home, Cuba: Deca, Bancada: Supernanoglass / Essencial Granitos, Marcenaria: Executada pelo proprietário, Espelho da janela: Garimpo, Revestimento da parede do BOX: Ônix telado Pallimanan, Revestimento da outra parede e fornecedor: Porcelanatto Eliane, Bancada da pia e fornecedor: Travertino Romano Bruto / Essencial Granitos, Iluminação: Sema Iluminação, Metais sanitários: Garimpo em uma loja local, Espelho: Línea Acessórios

Escritório João Daniel Arquitetura

Site: www.joaodanielarquitetura.com.br

Instagram: joaodanielarquitetura

Write a comment